terça-feira, 31 de março de 2009

Marketing Digital

Antes de mais parece-me pertinente esclarecer o conceito de digital. Algo que é digital significa que está em representação numérica, através de manipulações algorítmicas e funções matemáticas (Manovich, 2001). Tal factor confere progamabilidade, algo que possibilita, entre outras coisas, filtrar informação tornando a busca pelo que realmente se pretende mais eficaz e eficiente, sem perda de tempo. Deste modo, toda a estratégia de marketing que passe por estes novos meios de comunicação, designa-se Marketring Digital.

Exemplos de New Media:
  • Internet, ou seja, world wide web (webpages, web 2.0 - redes sociais, youtube, second life, etc.), e-mail, irc (internet relay chat), ftp (file transfer protocol), newsgroup, videoconferência, acesso remoto, voip (voice over IP), iptv (internet protocol televesion)
  • SMS's e MMS's
Como suportes dos New Media pode referir-se o computador, o telemóvel ou a televisão.
Das principais técnicas de Marketing Digital apresenta-se:
  • E-Marketing
  • web Marketing
  • Marketing Interactivo
  • E- Commerce
  • Marketing Viral
  • E- Communication
No que diz respeito à Internet, o facto de a marca estar presente neste meio, através de um website, já é uma forma de Marketing Digital (E-Marketing). Porém, websites só por si não interagem. Por exemplo, uma página de Internet como a da Fnac dá a possibilidade ao consumidor de filtrar a sua pesquisa através do preço ou da categoria de produtos. Também, é possível adquirir produtos (E-Commerce - transacção) ou recomendar os mesmos a amigos (Marketing Viral). A marca também comunica promoções (E- Communication) e possibilita aos indivíduos deixar testemunhos sobre os produtos (Marketing Interactivo).

Os requisitos para ter sucesso na Internet são: qualidade de informação; fácil acesso aos conteúdos (user friendly), visto que os consumidores não querem perder tempo; fácil acesso ao próprio website; actualizações constantes de informação; motivos para o utilizador voltar regularmente (fóruns, jogos, por exemplo); registo do consumidor no website (de forma a que os mesmos tenham, a partir daí, uma informação filtrada, de acordo com os seus interesses, podendo sentir-se exclusivo). Através do registo, que permite usar outro serviço de Internet como o e-mail para contactar o consumidor, a marca fica com os dados do cliente, o que lhe permite criar uma base de dados, sendo possível uma boa recolha de informação.

Website da Amazon: registando-me no site, tenho acesso a outro tipo de conteúdos que estão relacionados com interesses semelhantes. É apresentada a mensagem: "Customers with similar searches purchased". Desta forma, a marca propõe produtos do interesse dos useres. (clicar na Imagem para ver melhor)

Os websites das marcas devem aspirar ser globais, visto estarem disponíveis 365 dias por ano, 24h por dia. Porém, atingir a globalidade não é fácil, pois as marcas devem centrar-se num público-alvo específico (Strauss et al, 2002; Wind et al, 2001).

As redes sociais, web 2.0, começam a ter um grande destaque, especialmente ao nível de estreitar relações com consumidores e potenciais consumidores. As marcas podem criar um perfil e adicionar indivíduos, de modo a conhecê-los melhor para que serviço, produto e marca vá mais de encontro ao que desejam. Outra vantagem das redes sociais é o facto das pessoas inserirem inúmeros dados delas próprias, como gostos pessoais e interesses, algo de muito útil para a criação de uma poderosa base de dados das marcas.



Uma visita pelo Second Life, um jogo virtual, onde as marcas não querem deixar de estar presentes, pois os jogadores, ou avatares, também precisam de produtos/ marcas, sendo que estas estão sempre presentes no nosso quotidiano. Além disso, no Second Life, é possível, testar produtos novos, promover marcas,
e mais, o utilizador pode personalizar um produto (como o par de ténis da Reebok que aparece no vídeo) e caso queira um par igual pode tê-lo na realidade! Esta funcionalidade ainda só está disponível nos Estados Unidos.



As SMS's podem ser consideradas um veículo de Marketing Digital sempre que o cliente recebe no telemóvel uma mensagem com a informação de uma promoção, por exemplo.

Exemplo de uma marca a enviar uma promoção, através de SMS. É, praticamente, garantido que lê a mensagem. Além disso, a mensagem é personalizada, tem o nome do cliente.


Vantagens

Esta nova tecnologia de informação é uma grande vantagem, pois, pelos motivos acima referidos, permite conhecer melhor o público-alvo, fortalecer relações, conquistar novos clientes., promover a marca e testar produtos. Num mundo cada vez mais competitivo, e onde o acesso a estes novos meios é cada vez mais acessível, ganhando terreno no que diz respeitos aos meios tradicionais, é impreterível estar presente. Além disso, é um meio com custos muito inferiores aos tradicionais. Quando bem explorado pode fazer toda a diferença.


Desvantagens

Porém, muitas vezes as técnicas de Marketing Digital, como o Marketing Viral, podem ser confundidos como SPAM e o indivíduo nem prestar atenção à mensagem. A praga da Internet, os hackers, é muitas vezes difícil de combater. No que diz respeito ao E-Commerce, este pode não ser fácil: primeiro porque "não se pode mexer" nos produtos, experimentar e por outro porque existe sempre o receio de pagar por algo que não se vai receber. Em relação a grandes marcas, como a Amazon ou Fnac esse receio é atenuado, mas continua sempre a possibilidade de acontecer algo à encomenda.



Bibliografia

Livros

MANOVICH, Lev; The Language of New Media; The Mit Press; 2002
STARUSS, Judy, EL-ANSARY, Adel, FROST Raymond; E-Marketing; Prentice Hall; 2002
WIND, Jerry; MAHAJAN, Vijay; Digital Marketing - Global Strategies From The World's Leading Experts; Wiley; 2001





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