segunda-feira, 30 de março de 2009

Marketing Viral, uma forma de Marketing Digital

Marketing Viral é uma forma de Word of Mouth, mas através da Internet. É a passagem de conteúdos a um ou mais contactos que, por sua vez, caso reconheçam que é de interesse reenviarão a informação a outros e assim sucessivamente, dando-se uma propagação exponencial. "Is an attempt to deliver a marketing message that spreads quickly and exponentially among consumers. Today, this often comes in the form of an email, message or video"(Balter, 2004). Porém, referir que a mensagem é passada através de e-mail é muito redutor. Sweeney propõe três formas de utilizar esta técnica:


Word of Mouse (visto ser através do click) - Apresentado, geralmente, nas webpages em que através de um simples click é possível passar a informação a outras pessoas. São as célebres frases "Diz/ recomenda a um amigo" ou em inglês "Tell a friend about this porduct / share this information with a firend"

Fnac, através da mensagem "Recomendar a um amigo", incentiva a passar a informação a outros contactos. (clicar na imagem para ver melhor)

Pass it on - Quando se encontra (ou recebe) um vídeo, um jogo, um artigo (como por exemplo, newsletters) ou se recebe um e-mail que se ache muito interessante e se quer partilhar com outros contactos. Aqui, não há a funcionalidade do click como no anterior. Não é, por isso, uma forma exclusiva dos websites, é o próprio indivíduo que reenvia a informação que encontrou sem que seja induzido a tal (a não ser pelo conteúdo interessante da informação).



O filme publicitário tem 2:09min, algo impossível para os meios de comunicação tradicionais. Esta publicidade é cativante pela originalidade. Recebia-a na minha caixa de e-mail quando a campanha foi lançada e, também eu, a repassei aos meus contactos.

Product Service Based - Sempre que uma ferramenta está disponível, sem que seja preciso pagar. Por exemplo, os cartões de felicitação ou uma conta Hotmail. No primeiro exemplo, o Marketing Viral está presente quando o receptor, para além do cartão, recebe uma mensagem para retornar outro à pessoa que enviou. Esta mensagem é da autoria da empresa que tem o website com esta funcionalidade. O caso do Hotmail é exemplo máximo de sucesso do Marketing Viral: na recepção de um e-mail de um contacto cuja conta fosse Hotmail aparecia sempre uma mensagem para que mais pessoas criassem uma conta no mesmo.

Cartões de Felicitação virtuais com mensagens que encorajam o indivíduo a enviar para os seus contactos. (clicar na imagem para ver melhor)


Mais uma campanha do Hotmail de Marketing Viral. (clicar na imagem para ver melhor)




Vantagens


É uma forma barata e que não acarreta grandes custos para que a mensagem seja passada muito rapidamente. Pode ser extremamente eficaz visto que cada pessoa tem um grupo de contactos, partilhando todos algo em comum (amigos, família, colegas de trabalho, etc.) e, consequentemente, a influência será maior. É mais uma opção de comunicação,diferente dos canais tradicionais, que pode não só trazer mais consumidores como alimentar a relação com os existentes.


Devantagens

É difícil atingir o sucesso do Hotmail, sendo este um case study. O indivíduo, muitas vezes, associa a mensagem a SPAM ou simplesmente deixa de lhe prestar atenção, visto ser invadido com inúmeras mensagens do género. No que diz respeito aos websites, a não ser que o conteúdo seja apelativo para o indivíduo, provavelmente, ele não irá repassar a informação. Visto depender de pessoas exteriores à marca para a mensagem ser disseminada, esta pode parar a contactos que não são de interesse da mesma, não existindo grande controlo, ou que não fazem parte do seu público alvo (o que torna a segmentação algo impossível). Além do público-alvo poder não ser o da marca, também existe a probabilidade dos indivíduos atingidos serem pessoas com o qual a marca não pretende, de modo algum, estar associada (witiger).

Deste modo, é impreterível que surjam estratégias de modo a encorajar os consumidores a disseminarem a informação. Estas devem ser divertidas, interactivas e criativas.


Bibliografia


Livros

SALZMAN, Marion, MATATHIA, Ira, O'RAILLY, Ann; Buzz - A Era do Marketing Viral; Cultrix
SWEENEY, Susan; 101 Ways to Promote Your Web Site; Independent Publishers Group; 2006

Sites

Dave Balter
Mcyclopedia
Outsource Strategies International

Witiger

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