sexta-feira, 13 de março de 2009

Mood Board # I - Exemplos e Definição

Embora tenha sido encontrado na net, identifico-me muito com este mood board. Ao olhar para ele sinto-me em paz e lembra-me a Natureza. Este mood board foi feito com base no Feng Shui. Poderia ser elaborado por um criativo para uma campanha de um produto alimentar, estética que fosse de origem natural/ biológico, por exemplo. (relaxing plant)
Este mood board transmite o ambiente de ArtDeco, como refere, aliás, na imagem. Poderia servir para dar uma ideia de um decor de um filme, por exemplo. (simon fullers)
Mood board elaborado por alguém que trabalha em moda, um estilistia, por exemplo, que desenhe roupa para um marca. Assim, toda a roupa seria insipirada neste mood board. (cjfold)


Definição Mood board

Traduzindo à letra, um mood board é uma representação, essencialmente, gráfica de um estado de espírito e/ ou sentimento num quadro. Um estado de espírto e/ ou sentimento têm inúmeras interpretações e infinitas maneiras de serem representados (wisegeek) e, como tal, através de um mood board é possível ter uma ideia mais visual e, portanto, mais concreta do que se pretende. Deste modo, é mais fácil transmitir essa mesma ideia.

O mood board pode ser elaborado através de imagens retiradas de revistas, fotografias, texturas, quadros, cores, tecidos, postais, algum texto, por exemplo. Serve de inspiração a criadores de moda, decoração, design, marcas ou simplesmente para uso próprio.

Em termos profissionais pode ser uma forma muito útil de, por exemplo, designers expressarem as suas ideias a clientes antes de avançarem com o desenvolvimento de um projecto. Assim, o risco do cliente não gostar do que o designer tem em mente é menor (wisegeek).

Uns autores defendem que um mood board não é um depósito de tudo o que é encontrado (Cresswell, 2004) e outros que as escolhas não devem ser racionais (apartment). Deve haver, por isso, um meio termo: interessa tudo com o qual o indivíduo sinta empatia, se identifique em relação ao sentimento, estado espírito que deseja expressar.


Bibliografia

Livros

CRESSWELL, Leseley; Understanding Industrial Practices in Textiles Technology; Nelson Thornes, pp. 115, 2004

WALLACE, Doug; RAGGETT, Isobel; AUFGANG, Joel; Extreme Programming for Web Projects; Pearson Education, pp.78-79, 2003

Sites

AQR
Apartment
cjfold
Relaxing Plant
Simon Fullers
Wisegeek








Nenhum comentário:

Postar um comentário